Benefícios da uma certificação ambiental
Benefícios da uma certificação ambiental
Benefícios da uma certificação ambiental
09/09/2020

Oi Pessoal,

 

No nosso último post sobre certificações ambientais, foram apresentadas algumas Certificações existentes no mercado, assim como, quais seus principais escopos na gestão ambiental de um empreendimento ou negócio, você lembra? (Se ainda não viu, dá uma olhadinha lá!!!)

 

Outro ponto muito importante é também entender os benefícios que estas certificações proporcionam para aqueles que desejam implementar no seu negócio ou serviço, afinal se o seu potencial cliente tiver interesse, certamente ele também terá curiosidade em saber quais as vantagens de se certificar e o porquê de investir neste tipo de gestão.

 

Pois bem, partindo do ponto de vista financeiro, há o benéfico de uma economia a médio e longo prazo. Isso porque o foco em ações que visam contribuir para a redução dos impactos gerados e otimização no uso de recursos resulta em uma preocupação com os desperdícios e exige também uma busca constante por fontes alternativas de energia e insumos.

 

Quando uma indústria possui certificação no seu Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente ela possui diversas vantagens para seu negócio como, por exemplo:

 

 

  • Melhoria da eficiência ao usar materiais naturais na linha de produção. 

  • Redução de custo operacional de descarte de produtos - Redução dos desperdícios e aumento da eficiência do processo produtivo que consequentemente é melhorada.

  • Aumento da lucratividade - Pois com a redução nos custos de energia e resíduos há um aumento da lucratividade de toda a empresa. 

  • Aumento da confiança das partes interessadas - Um fator importantíssimo para a imagem da empresa, uma vez que, seu setor segue bons padrões e contribui para a preservação do meio ambiente o que por consequência poderá alavancar seus resultados. 

 

Outra vantagem interessante é que algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito exclusivas para projetos de sustentabilidade. Como, por exemplo, os bancos BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Itaú que já oferecem esse serviço… olha que bacana. Outro exemplo agora de projeto que poderia pleitear esse tipo de financiamento seria para implantação do aquecimento solar em companhias.

 

Olhando agora para o mercado, a certificação ambiental representa um investimento que é muito bem visto pelo consumidor/cliente final. Não só ele, como o próprio acionista, valoriza uma companhia que se preocupa com o futuro e é capaz de enxergar as oportunidades e ameaças que incidem sobre a sustentabilidade e o meio ambiente.

 

O que acarretaria a melhoria da imagem da empresa junto à opinião pública, em especial aos consumidores (a famosa estratégia de marketing: imagem “verde”).

 

Legal né?!

 

Um abraço

Equipe Smart Eco.