Muita calma nessa hora que eu vou te explicar.
O Dia do Consumo Consciente instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, reforça a consciência pública para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.
Não é de hoje que sabemos que o Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produziram, e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados. Isso significa comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
A prática do consumo de maneira sustentável acontece quando escolhemos comprar de forma consciente e responsável compreendendo que estas ações terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas futuramente.
Segundo o MMA, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra (sim o dado é assustador, mas infelizmente é bem real) e se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive a da própria humanidade, correto?
Mas calma, nada de pânico… Para tudo nessa vida existe uma solução (ou pelo menos quase tudo).
E uma boa maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo que fazemos.
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo, certo?!
Ao ter consciência desses impactos na hora de optar pelo o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor maximiza os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade - “É aí que eu me refiro hehe”
O consumo consciente é uma questão de hábito e que por mais difícil que possa parecer no começo, com pequenas mudanças em nosso dia-a-dia já teremos grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente contribui de forma voluntária, cotidiana e solidária garantindo a sustentabilidade dos recursos e da vida no planeta.
Bom, agora que você já entendeu a importância destas ações, que tal aproveitar o Dia do Consumo Consciente para repensar os seus hábitos de consumo?
Eu vou te deixar algumas dicas bem simples para você começar a mudar de postura e salvar o planeta agora mesmo, bora lá?
PLANEJE SUAS COMPRAS
RECICLE E REAPROVEITE
RECUSE SACOLAS PLÁSTICAS
ECONOMIZE ÁGUA
NÃO JOGUE O ÓLEO DE COZINHA NA PIA
DÊ UM DESTINO CORRETO AOS LIXOS
COMPRE MADEIRA CERTIFICADA
OPTE POR PRODUTOS LOCAIS
DESLIGUE O COMPUTADOR