PrincĂ­pios para um consumo consciente
Princípios para um consumo consciente
Princípios para um consumo consciente
15/10/2020

15 de Outubro - Dia do consumo consciente, mas afinal, o que é ser um consumidor consciente? 

 

Muita calma nessa hora que eu vou te explicar.

 

O Dia do Consumo Consciente instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, reforça a consciência pública para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.

 

Não é de hoje que sabemos que o Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produziram, e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados. Isso significa comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. 

 

A prática do consumo de maneira sustentável acontece quando escolhemos comprar de forma consciente e responsável compreendendo que estas ações terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas futuramente.

 

Segundo o MMA, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra (sim o dado é assustador, mas infelizmente é bem real) e se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive a da própria humanidade, correto?

 

Mas calma, nada de pânico… Para tudo nessa vida existe uma solução (ou pelo menos quase tudo). 

E uma boa maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo que fazemos.

 

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo, certo?!

 

Ao ter consciência desses impactos na hora de optar pelo o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor maximiza os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade - “É aí que eu me refiro hehe”

 

O consumo consciente é uma questão de hábito e que por mais difícil que possa parecer no começo, com  pequenas mudanças em nosso dia-a-dia já teremos grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente contribui de forma voluntária, cotidiana e solidária garantindo a sustentabilidade dos recursos e da vida no planeta.

 

Bom, agora que você já entendeu a importância destas ações, que tal aproveitar o Dia do Consumo Consciente para repensar os seus hábitos de consumo? 

 

Eu vou te deixar algumas dicas bem simples para você começar a mudar de postura e salvar o planeta agora mesmo, bora lá?

 

  • PLANEJE SUAS COMPRAS

  • RECICLE E REAPROVEITE

  • RECUSE SACOLAS PLÁSTICAS

  • ECONOMIZE ÁGUA

  • NÃO JOGUE O ÓLEO DE COZINHA NA PIA

  • DÊ UM DESTINO CORRETO AOS LIXOS

  • COMPRE MADEIRA CERTIFICADA

  • OPTE POR PRODUTOS LOCAIS

  • DESLIGUE O COMPUTADOR