Descubra o que é Coworking
Descubra o que é Coworking
Descubra o que é Coworking
18/12/2020

Você já ouviu falar em coworking?

 

Já falamos aqui sobre o "Home Office" que é uma maneira diferente de se trabalhar, e assim como este, outras inovações e opções de espaços mais dinâmicas de trabalho vem surgindo, que é o caso do coworking.

 

Coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum. O local onde é possível trocar experiências com outros profissionais de áreas de atuação e de empresas diferentes, fazendo com que seja criada uma rede de networking incrível, em um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum. Isso é coworking!

 

Como funciona o coworking?

Funciona assim: você, empresa ou freelancer, que precisa de um espaço para trabalho, fazer reuniões ou eventos, aluga uma estação de trabalho. Nestes espaços, estão incluídas algumas facilidades oferecidas por este modelo, como recepção, internet, estrutura física e outros serviços a mais que cada coworking diferente disponibiliza. É cobrado um valor de acordo com a sua necessidade, mensalmente ou por hora que usar, dependendo do plano selecionado. Além disso, é importante estar ciente de que como são espaços colaborativos, para que funcione, você deverá seguir certas regras de boa convivência.

 

Quais são as vantagens do coworking?

 

  • Redução de gastos

  • Sem dor de cabeça com burocracia na hora de alugar um imóvel

  • Compartilhamento de experiências

  • Interação com muitas pessoas

  • Possíveis formações de parcerias e novos jobs

  • Expansão da sua rede de networking

  • Ótimo custo-benefício

  • Ambiente mais leve e descontraído, diferentemente do ambiente corporativo, que geralmente é mais pesado

  • Endereço fiscal

 

Quais as desvantagens do coworking?

Embora o coworking tenha muitas vantagens. Porém, similarmente também tem suas desvantagens:

 

Falta de privacidade devido à grande quantidade de pessoas circulando no espaço no dia a dia.

Também é fácil você se dispersar do seu trabalho por conta do ambiente ser leve e descontraído. Isso faz com que você entre em uma conversa facilmente.

 

Como um coworking pode impactar nas contas da empresa?

Além do valor que o coworking agrega a sua vida por conta da experiência no espaço e do networking que existe, você vai economizar uma quantia considerável no dia a dia. Assim, o valor gasto poderá ser visto muito mais como um investimento no seu negócio.

 

Imagina você ter que pagar água, telefone, internet, energia, manutenção geral (imóvel, equipamentos, materiais), adquirir móveis e equipamentos para o seu negócio, taxas burocráticas da prefeitura, como alvarás, licenças, limpeza do local (vigilância sanitária). Dependendo do caso, até mesmo pagar um salário de alguns funcionários. Sem dúvidas será necessário uma boa contabilidade para tudo isso. Portanto este é um ponto de muita atenção neste cenário.

 

O coworking pode impactar também de outras formas. Por exemplo, umas das coisas mais importantes que se tem nestes espaços é o networking. Por meio dos relacionados criados, você têm oportunidades de fazer novos amigos, conseguir mais clientes e ter uma possível parceria de um projeto promissor. Assim, as chances de crescimento profissional dentro de um coworking são ótimas.