Moda sustentável
Moda sustentável
Moda sustentável
20/11/2020

O que você faz com aquelas roupas antigas que não usa mais? Já pensou em transformá-las em itens de vestuários novos? E o que é melhor ainda, com baixo impacto ambiental!

 

Pois então... Uma nova tecnologia lançada recentemente foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong (HKRITA) em colaboração com a Fundação H&M de Estocolmo na Suécia, sem fins lucrativos, onde os valores arrecadados serão revertidos para projetos que promovem a pesquisa de materiais.

 

A ação foi batizada de Loop, e traz um sistema de reciclagem que promete mudar para sempre a maneira como você olha as roupas.

 

Funciona assim: os clientes levam suas vestimentas indesejadas que alimenta o Loop para ser limpa, desfiada, transformada em fio e em poucas horas surge uma nova vestimenta para amar e usar por muito tempo. É o início de uma revolução da reciclagem. Segundo a marca, esta é a primeira vez que uma empresa do ramo oferece um serviço desse tipo em uma loja.

 

Mas como isso é possível?

 

O processo completo tem oito passos e leva cerca de cinco horas para ser concluído. Primeiro, a peça é higienizada com ozônio para eliminar os microorganismos. 

Em seguida, é transformada em fibras, que serão trituradas e filtradas para remoção da sujeira. Nesta etapa, a máquina acrescenta material virgem extra, obtido de fontes sustentáveis, na menor quantidade possível. Isso ocorre para fortalecer as fibras, já que elas são encurtadas durante a fragmentação mecânica.

 

Logo depois, a mistura de fibras é preparada e fiada. Já no penúltimo passo, os fios são torcidos e trançados, dando origem a um material ainda mais resistente. Por fim, são tricotados na forma de novas peças, prontas para vestir. Para garantir o menor impacto ambiental possível, o processo não utiliza água ou produtos químicos, como corantes.

 

Perspectivas para o futuro

 

 

A HKRITA pretende também licenciar a tecnologia globalmente para ajudar toda a indústria da moda a se tornar mais circular. E isso é importante, pois para garantir o futuro desse ramo da moda, deve-se pensar maneiras inteligentes para o controle do clima e a preservação dos recursos. 

Usar coisas que já foram produzidas é uma forma de ser mais legal com o nosso planeta. É por isso que soluções circulares como o Looop são tão boas! Imagine se todos nós tivéssemos nossas próprias máquinas Looop em casa. Isso não apenas reduziria nossa pegada ambiental, como você nunca mais teria que dizer "Não tenho nada para vestir" novamente.

 

Até que esse dia se torne realidade, é importante começar a ver todas as suas roupas como valiosas. Independentemente da condição.