O que são aspectos e impactos ambientais?
O que são aspectos e impactos ambientais?
O que são aspectos e impactos ambientais?
23/09/2020

Já ouviu falar em Aspectos e Impactos Ambientais?

À primeira vista, aspectos e impactos ambientais podem soar como a mesma coisa, mas é importante termos claro que, referem-se a conceitos diferentes

Neste artigo, a gente vai te mostrar um pouquinho como funciona essa diferença. Confira!

 

Aspectos ambientais são considerados como todas as atividades, serviços ou produtos da empresa que possuem algum tipo de interação com o meio ambiente. Já os impactos são as ações que provocam modificações no meio ambiente. 

Exemplificando...

Uma empresa que precisa lavar determinado produto tem como aspecto ambiental o uso de água, já o impacto seria o esgotamento de recursos hídricos ou a poluição de algum rio com o descarte indevido.

 

Portanto, aspecto ambiental é a causa, já o impacto é o efeito (consequência). É importante lembrar, porém, que existem aspectos e impactos positivos e negativos. 

Uma vez que você entende a diferença conceitual entre aspectos e impactos ambientais, é preciso descobrir como se avalia isso na prática. Afinal, como descobrir se um elemento é um aspecto ou um impacto ambiental?

A melhor forma de fazer isso é através de uma metodologia comparativa, em colunas. Isso porque, como os aspectos ambientais causam os impactos, só é possível compreender a natureza de um em relação ao outro.

Cria-se, então, uma matriz na qual as características de cada elemento são comparadas. Com isso, é possível observar qual elemento é um risco e qual é um dano, e, com isso, classificá-lo como aspecto ou impacto.

O ideal é identificar os riscos ambientais de uma operação com antecedência, para então agir para minimizá-los o máximo que for possível. Dessa maneira, você pode, por consequência, diminuir os impactos ambientais de forma significativa.

A atenção aos impactos ambientais é extremamente fundamental para a execução de qualquer procedimento, pois além de minimizar danos reais ao meio ambiente, esse tipo de planejamento poderá evitar muitos problemas futuros. Desse modo, os benefícios de uma gestão ambiental de qualidade são incontáveis.