Sustentabilidade x Covid 19
Sustentabilidade x Covid 19
Sustentabilidade x Covid 19
29/05/2020

Todo mundo que trabalha com causas ambientais já vinha se preparando para uma mudança no modelo linear de padrão e produção de consumo. Já sabíamos que a maneira que viemos tratando e nos relacionando com os recursos naturais não iriamos aguentar por muito tempo sem grandes catástrofes. O que não sabíamos é que seria dessa forma tão imediata, tão global e tão intensa! O COVID 19 chegou e junto com ele veio um pedido de transformação, uma mudança de pensamento de uma sociedade toda. Veio um grande chamado coletivo, um novo despertar. No mínimo algum legado positivo tem que ficar dessa história. 
Estamos sendo obrigados a pensar em uma nova consciência, uma consciência coletiva! E acho muito interessante e oportuno relacionar a sustentabilidade com esse momento. Quando falamos em sustentabilidade estamos nos referindo ao triple bottom line, ou melhor, o tripé da sustentabilidade que é constituído das áreas econômica, social e ambiental! 
Acompanha comigo o cenário que nos encontramos hoje em dia...

Na questão social...reaprendemos a voltar o olhar para família, para convivência dentro de casa, começamos a entender que estar em casa é importante, constituir valores dentro de casa é o que reflete na sociedade, mas em contrapartida nunca sentimos tanta falta de abraçar e de nos relacionar com colegas, amigos e familiares, de frequentarmos parques e estarmos em contato uns com os outros e com a natureza! Talvez estamos aprendendo novas formas de usar tecnologias para trabalhar e equilibrar a vida... estamos em um momento de solidariedade, onde vizinhos que passaram sem saber quem eram agora trocam mensagens e apoio. 

Na questão econômica...estamos percebendo que precisamos ser mais humanos do que gananciosos, e que quando exploramos sem medida o resultado final, acaba sendo o mesmo, crise! Todas as portas fechadas estão fechadas... grande impacto nos modelos tradicionais de negócio. E aqui na questão econômica está sendo treinado nosso olhar humano, para continuarmos a fazer a roda girar, precisamos uns dos outros! 
 
Na questão ambiental...ahhhh minha gente na questão ambiental é linda!!! Nesse momento de “parada obrigatória” o nosso planeta e a natureza vêm sentindo um impacto positivo. Costumo dizer que a natureza é abundante e que esse momento só está servindo para ela mostrar o quão incrível é a capacidade de se regenerar e nos doar! 
Estamos vendo cenas lindas, como golfinhos que se sentiram à vontade para nadar no canal de Veneza já que os motores dos barcos estão silenciados.
 
Pandas que após 10 anos sem acasalar, agora sem interferência do cheiro, dos olhares e da presença de humanos estão conseguindo voltar a ter um comportamento mais natural.
 
O grande ganho ambiental sem dúvida nesse momento é a qualidade do ar. Na china podemos ver claramente essa melhoria com a redução significativa dos níveis de dióxido de nitrogênio (emitidos por veículos e também pelas indústrias). A Nasa comparou imagens dos dois primeiros meses de 2019 com o mesmo período deste ano e o resultado abaixo foi incrível! 
 
As capitais aqui no Brasil também já estão com grandes melhoras na qualidade do ar! Em são Paulo por exemplo a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo avaliou e mostrou a redução de monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e material particulado na capital. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) validou e informou que houve redução de concentrações de CO (monóxido de carbono) e NO2 (dióxido de nitrogênio) em várias estações por todo o Estado, especialmente na região metropolitana de São Paulo conforme foto abaixo. 
 
Toda essa análise mostra que temos que pensar em novos modelos de negócio, temos que cultivar e incentivar cada vez mais um modelo consciente de exploração e consumo, fomentando a economia circular em detrimento da linear. Afinal precisamos criar de fato uma sociedade que se sustente por mais tempo e preserve essa e as futuras gerações. Não podemos simplesmente voltar ao que era antes da COVID 19, essa pandemia nos relembrou da forma mais dura o preço que pagamos com sociedades insustentáveis e vulneráveis a crises. 
Agora é o tempo de nos esforçarmos para construir economias e sociedades mais inclusivas e sustentáveis!