O que são Indicadores Ambientais
O que são Indicadores Ambientais
O que são Indicadores Ambientais
30/09/2020

Já parou pra se perguntar em como indicadores ambientais podem auxiliar na gestão ambiental? 

 

No cenário atual, o mercado está cada vez mais competitivo, tornando-se um desafio se destacar em meio a sistemas complexos e imprevisíveis. 

Uma das maneiras de se consolidar no mercado é alcançando níveis elevados de excelência de gestão, principalmente nas ações de sustentabilidade. Dessa forma, utilizar indicadores ambientais é uma alternativa para criar operações rentáveis e ambientalmente corretas.

 

- Bom… Mas o que são indicadores ambientais?

 

Os indicadores servem para conhecer lacunas nos processos e criar ações de melhoria, aplicando a metodologia do ciclo PDCA — Plan, Do, Check, Act. (Lembra do último post? Se ainda não viu, vai lá ver!!!)

 

Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental atuam como ferramentas que auxiliam a gestão de uma empresa ou organização subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa no decorrer de suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como papel e plástico, por exemplo.

Segundo a ISO 14001, no capítulo em que é tratado os objetivos ambientais e planejamento para alcançá-los, os objetivos ambientais devem ser coerentes com a política ambiental, devendo ser monitorados, mensurados, comunicados e atualizados. A medição deve existir para controlar e melhorar processos. Portanto, a cadeia deve ser estruturada em medição, compreensão e, finalmente, controle e otimização. 

 

Agora acompanha comigo aqui algumas dicas para definir esses indicadores da melhor forma.

 

ESTABELEÇA UMA HIERARQUIA DE INDICADORES

É preciso criar uma hierarquia de prioridades de indicadores. Por exemplo, se uma empresa não depende majoritariamente da água para produzir produtos, você tem que concordar com a gente que não há sentido em criar indicadores de redução no consumo de água, não é mesmo?! 

 

MEÇA AS CARACTERÍSTICAS

Outro ponto para definir os indicadores ideais é medir as características dos processos para conhecer e melhorar sua performance de desempenho. Essa medição funciona como uma auto análise, coletando todos os dados e verificando quais atividades estão adequadas e quais precisam ser modificadas.

 

O QUE EU MEÇO EU POSSO CONTROLAR?

Ao tratar de meio ambiente e sustentabilidade, é preciso não só começar, mas também manter e melhorar continuamente os processos (lembre-se: A melhoria continua sempre presente), criando fatores que possam ser controlados e otimizados. De nada adianta ter um indicador com uma meta que não agrega valor ou ter muitos indicadores que não auxiliam em nada.

Porém, ao focar na gestão da qualidade visando os indicadores ambientais é preciso olhar para as necessidades únicas da sua empresa, bem como a legislação ambiental para se adequar da melhor maneira. Assim, será possível assegurar a organização segundo as leis e exigências normativas.