Dia do Engenheiro Ambiental
Dia do Engenheiro Ambiental
Dia do Engenheiro Ambiental
31/01/2021

Você sabe da onde surgiu a profissão de Engenharia Ambiental? 

 

Dia 31 de janeiro, é comemorado o dia do Engenheiro Ambiental no Brasil.

 

Foi na 1º Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em 1972, em Estocolmo, na Suécia, que a Engenharia Ambiental deu seus primeiros passos. Durante essa conferência foi estabelecido a necessidade de que profissões técnicas voltadas ao estudo e à aplicação de tecnologias para proteger o meio ambiente fossem criadas, daí então surgiu a Engenharia Ambiental. 

 

Mas por que esse dia?

 

Essa data só passou a ser reconhecida oficialmente no ano de 2007 segundo Projeto de Lei número 615/2007, e foi escolhida em referência ao dia da formatura da primeira turma de Engenharia Ambiental no Brasil, em Palmas no Tocantins no ano de 1996.

 

Como podemos ver, essa é uma profissão relativamente nova no país, mas que está em constante expansão. Segundo o engenheiro ambiental João Gomes, primeiro presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Apeam), “os primeiros cursos de Engenharia Ambiental no Brasil surgiram a partir do curso de Engenharia Civil. O Ministério da Educação deu o reconhecimento do curso em 1994, mas somente em 1996 ele foi efetivado, a partir da formatura da primeira turma, em janeiro daquele ano”. 

 

Apesar disso, ainda levou algum tempo para que o profissional de Engenharia Ambiental fosse reconhecido pelo mercado de trabalho e pela sociedade. Somente em setembro de 2000, o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA, começou a aceitar os registros desses profissionais, reconhecendo a profissão através da Resolução nº 447/2000.

 

Por mais que seja uma profissão recente no Brasil, a Engenharia Ambiental vem conquistando o seu espaço e demonstrando a sua importância, integrando os aspectos ambientais, econômicos e sociais, promovendo assim o desenvolvimento sustentável.

E por mais que muitos acreditam que que a Engenharia Ambiental é a profissão do futuro, eu arrisco dizer que esse futuro já é AGORA, e já faz um tempo!

 

Então é isso, não existe mais volta, a Engenharia Ambiental está cada vez mais em expansão

 

E a admiração por esses profissionais e colegas de trabalho só aumenta. 

 

Parabéns a todos aqueles que com respeito e sustentabilidade projetam o futuro!