Desafios da Gestão do Lixo
Curso
Maurício Waldman
Desafios da Gestão do Lixo
Desafios da Gestão do Lixo
8 Horas
DESCRIÇÃO DO CURSO
 
O Curso Desafios da Gestão do Lixo está programado para ser desenvolvido em plataforma digital on line essencialmente na circunscrição temática dos Resíduos Sólidos, aqui entendidos na sua dúplice natureza taxonômica: a fração seca (isto é, inorgânica) e a fração úmida (ou orgânica).
 
Neste sentido, o curso Desafios da Gestão do Lixo, além de dar conta da fração seca (papéis, plásticos, vidros e metais, sempre tematizados numa declinação plural), que classicamente confere ao veio matricial dos planos de gestão/gerenciamento dos lixos (particularmente no referente à reciclagem), oferece uma visão panorâmica da fração úmida ou orgânica (ultimamente respondendo pela nomenclatura técnica Resíduos Urbanos Biodegradáveis: RUB), uma importante e estratégica frente de atuação na senda de mitigar e/ou equacionar a questão dos lixos, que comumente, tem sido omitida, secundarizada ou ignorada.
 
Assim, retenha-se que Desafios da Gestão do Lixo constitui proposta pedagógica voltada para discutir facetas e aspectos relacionados com a gestão dos resíduos sólidos que não constam ou então, que não tem recebido a merecida atenção tanto por parte das grades curriculares tradicionais quanto pelas sistemáticas usuais de sistematização e interpretação científica.
 
No referente à perspectiva analítica e interpretativa, o curso Desafios da Gestão do Lixo adota a interdisciplinaridade como constructo teórico axial, sempre estaqueado por métricas, bases de dados e fontes de informação firmadas em fontes primárias e/ou procedentes de bibliografia especializada - em especial da garbologia - assim como de disciplinas auxiliares e de campos do saber coadjuvantes.
 
Em termos da narrativa da exposição, os temas transversais axiais do curso atendem pela ênfase na conservação do meio ambiente e nas modalidades/metodologias de gerenciamento dos refugos passíveis de serem encetadas por diferentes atores da sociedade civil, da economia e dos três níveis da administração pública: empresas, coletividades, instituições beneficentes, educacionais, culturais e religiosas, bem como pelos cidadãos isoladamente e por órgãos e gestores da esfera estatal.
 
A circunscrição inicial do curso, que passo a passo será ampliada, é formada por oito Módulos que correspondem a oito vídeo-aulas, atendendo respectivamente à fração seca (três vídeo-aulas) e fração úmida (cinco vídeo-aulas). A mais ver, serão também disponibilizadas bibliografias específicas para os blocos de vídeo-aulas assim como textos e ebooks relacionados aos temários das aulas.
 
Desafios da Gestão do Lixo tem por meta precípua habilitar, com base em apensos cognitivos e procedimentais, os participantes a exercer com segurança metodologias e concepções pertinentes a uma gestão moderna, eficiente e criativa dos resíduos sólidos, atenta para um novo modelo de percepção e de gestão dos lixos.
 
 
PÚBLICO-ALVO DO CURSO
 
O curso atende demandas de amplo leque de profissionais e gestores atuantes na área dos resíduos sólidos, tanto no tocante a estratégias mitigadoras e de educação ambiental - logo, encetando ações com o objetivo de estancar na origem a geração de resíduos -, quanto a modelos contemporâneos de gestão/gerenciamento dos refugos.
Nesta declinação, a pauta propositiva do curso, além de incluir a apresentação das estratégias da redução, reutilização e reciclagem, incorpora, em paralelo, a preocupação em repensar a modelagem teórica, temários e estratégias/logísticas de gestão do lixo.
O curso Desafios da Gestão do Lixo, além de indicado para profissionais que desejam melhorar sua performance no segmento dos resíduos sólidos, ajusta-se às expectativas do campo educacional, da economia dos materiais, dos estudos da cultura e de disciplinas que como a geografia e a biologia, atendem à preocupação –pela conservação da natureza.
 
POR QUE FAZER O CURSO? 
 
Seja protagonista da sua carreira e da ampliação dos seus conhecimentos! O curso Desafios da Gestão do Lixo será uma contribuição de excelência na valorização do seu trabalho no campo dos resíduos sólidos, seja enquanto lixo-educador, como profissional em gestão ambiental, como gestor público, na empresa em que você trabalha ou em seu próprio negócio.
 
 
CONTEÚDO 
 
FRAÇÃO SECA/INORGÂNICA
LIXO: PROBLEMA QUE TAMBÉM É SOLUÇÃO
Módulo 1: Considerações iniciais e a Expansão do lixo nas Terras Emersas
- O que é Lixo?
- Visões contemporâneas do lixo e suas matrizes teóricas 
- A Expansão do Planeta Lixo 
 
Módulo 2: Lixo nos Oceanos
- A universalização oceânica dos lixos
-    Impactos antropogênicos dos resíduos
- Métricas e aferições das tipologias dos refugos nos oceanos
 
Módulo 3: Lixo no Brasil
- Fatos e Números para Reflexão
-   Legislação: Normatividade e Efetividade
- O Custo Brasil do Lixo 
 
FRAÇÃO ÚMIDA/ORGÂNICA
COMPOSTAGEM: AÇÃO, GESTÃO E REFLEXÃO
Módulo 1: Considerações iniciais 
- Cultura, Alimentação e Resíduos Orgânicos
- Alimentação e Meio Ambiente 
- Nós somos o que nós comemos 
 
Módulo 2: Compostagem, Sociedades e Formação da Paisagem
- O que é Compostagem?
- Agricultura, Resíduos e Impactos positivos na Formação das Paisagens
-   Lixo Orgânico: Fatos, Números e Contextos 
 
Módulo 3: Minhocários e Composto Orgânico
- Não Existe Lixo Zero na Cozinha
- Compostagem Doméstica: Entendendo os Minhocários
-   Produzindo Composto de Excelência
 
Módulo 4: Compostagem e Modelos de Gestão do Lixo
- Compostagem e Modernidade
-   Gestão dos Orgânicos: Aterros x Composteiras
- Lixo, Compostagem e Sistemas de Gestão
-   O Lixo Orgânico no Brasil
 
Módulo 5: Compostagem: Nenhuma Reciclagem é uma Ilha
- Os Três “Rs”, e o convite para um Repensar especial
-   Desperdício, Perdas e Gestão dos Orgânicos no Brasil e no Mundo
- Experiências que Esclarecem, Inspiram e Encantam.
 
 
BÔNUS
- E-Book.
- Bibliografia
- Planilhas de Acompanhamento Técnico.
 
CERTIFICADO
80% de presença.
 
 
PROFESSOR: Maurício Waldman
 
Maurício Waldman é antropólogo, jornalista, pesquisador acadêmico e professor universitário. Militante ambientalista histórico do Estado de São Paulo, Maurício Waldman somou a esta trajetória experiências institucionais na área do meio ambiente e uma carreira acadêmica diversificada, com contribuições nas vertentes da antropologia, geografia, sociologia e relações internacionais.
Ingresso Único
Faça a sua pré-inscrição